Toda vez que você abre o chuveiro ou liga a máquina de lavar roupas, o hidrômetro da sua casa começa a registrar o volume de água utilizado na ação. O aparelho também conhecido como relógio em parte do país — mede o consumo do imóvel em tempo real, e a leitura do hidrômetro é uma grande aliada na luta contra o desperdício. Você sabe como funciona o relógio de água?
Por meio da leitura do aparelho, você consegue acompanhar o padrão de consumo mensal de água na sua residência, uma informação que não só ajuda a manter as contas sob controle, como também facilita a identificação, com mais agilidade, de vazamentos ou quaisquer ocorrências que gerem alterações significativas na sua média de consumo.
Trata-se de um aparelho de precisão que mede e registra o consumo de água. Ele é acionado toda vez em que uma saída de água, como torneira, chuveiro ou descarga é acionada. Por isso, ele é uma ferramenta importante para medir o consumo de água e cobrar por isso de forma justa, já que ele mede somente o que foi consumido.
Assim, os hidrômetros, ou relógios de água, medem a vazão e o volume de água direcionado pela rede pública de abastecimento para determinado local. Eles devem ser utilizados por todos os consumidores residenciais, comercias ou industriais que utilizam as redes de abastecimento. O valor aferido é utilizado para gerar as contas de consumo.
Importante destacar que, além de medir o consumo individual de cada cliente, o aparelho também serve para que o usuário cheque se há vazamentos ocorrendo entre a abastecimento e o uso de água.
Um leiturista devidamente autorizado e identificado é responsável por visitar empresas, comercios e residências para fiscalizar o funcionamento dos hidrômetros e realizar a leitura mensalmente.
Mas você também pode fazer o controle individual do seu consumo, compreender sua rotina e descobrir quais mudanças de hábitos ajudam na redução de sua conta de água. Além disso, acompanhar o seu hidrômetro de perto também é uma forma de identificar a possibilidade de algum vazamento, portanto, fique atento!
De nada adianta manter um hidrômetro em casa se o aparelho não funcionar corretamente. Quando ele é instalado, já fica calibrado para a utilização. Embora o Hidrômetro seja fornecido pela SAMAE, é dever do consumidor conservá-lo em bom estado.
Cada usuário também é responsável pela conservação do Hidrômetro instalado em sua residência e pode comunicar o SAMAE quando perceber a necessidade de substituição.
O bom funcionamento do Hidrômetro garante que as medições apresentem resultados mais precisos sobre o consumo. Para aumentar sua durabilidade, os usuários devem adotar alguns cuidados, como:
Além disso, é importante verificar a vida útil das torneiras, chuveiros e descargas e boias. Embora não seja um cuidado direto com o hidrômetro em si, essa atitude pode evitar vazamentos e desperdício de água.
É fundamental destacar que qualquer ação ou adulteração que tenha por objetivo dificultar a marcação correta do consumo deixa o consumidor sujeito à multa e ao corte no fornecimento dos serviços de água e coleta de esgoto, podendo, ainda, responder a processo judicial, entre outras penalidades.