SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
O sistema de abastecimento público do SAMAE de Mariluz - PR. é atendido por um manancial, subterrâneo (Aquífero Guarani), no qual contamos com cinco (05) poços semi-artesiano para captação de água e uma mina dentro do perímetro urbano e mais três fora do perímetro urbano composto pelas seguintes etapas:
Captação Mina Santa Rosa (manancial subterrâneo)
A captação de água da mina Santa Rosa e de aproximadamente 40 m3/h de água bruta que é aduzida até o reservatório de acumulo posteriormente aduzida até os reservatórios de distribuição, onde recebe a adição de cloro e flúor antes da distribuição, até ficar dentro do padrão estabelecido por norma para abastecimento público. Por se tratar de água subterrânea, não se faz necessário passar pelo processo de tratamento convencional, que tem como objetivo principal eliminar a turbidez, promovendo a clarificação da água dentro dos padrões estabelecidos através das normas legais vigentes.
Captação do Aquífero Caiua (manancial subterrâneo)
A captação de água do Aquífero Caiua foi ampliada de dois poços para cinco poços, mais três poços fora do perímetro urbano visando dar mais segurança ao sistema de abastecimento público de Mariluz-PR. Atualmente são captados aproximadasmente 65 m3/h de água bruta que é aduzida até os reservatórios de acumulo e distribuição, onde recebe a adição de cloro e flúor antes da distribuição. Por se tratar de água subterrânea, não se faz necessário passar pelo processo de tratamento convencional, que tem como objetivo principal eliminar a turbidez, promovendo a clarificação da água dentro dos padrões estabelecidos através das normas legais vigentes.
Poços/Mina
Reservatórios
Redes de Distribuição
O sistema de abastecimento público de Mariluz-Pr conta com 45.000 metros lineares de redes de distribuição de água, atendendo todo perímetro urbano do município e parte da zona rural, distritos e bairros que estão localizados fora deste perímetro. O sistema de distribuição de água também conta com válvulas redutoras de pressão, registro de manobra, entre outros dispositivos indispensáveis para um bom funcionamento do sistema.
Nossa capacidade de produção de água atualmente é de aproximadamente 2.940 m3/dia e a demanda média nos períodos mais críticos do verão é de aproximadamente 1500 m3/dia, portanto, nosso sistema continua atendendo de forma satisfatória, fornecendo água de qualidade à nossa população, promovendo saúde e qualidade de vida.